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036 Ressignificando o Erro com a PNL

036 Ressignificando o Erro com a PNL

Desde cedo, somos ensinados a ver o erro como algo negativo.

Ressignificando o Erro com a PNL

Associamos falhas a situações como:

  • A bronca dos pais quando algo é feito de forma errada;
  • Professores expondo erros em sala de aula;
  • O “X” vermelho na prova corrigida;
  • Chefes ameaçando funcionários por deslizes;
  • Relacionamentos encerrados por conta de erros cometidos;
  • Investimentos mal planejados que levam a prejuízos financeiros.

Essas experiências ajudam a moldar uma associação automática entre erro e punição. Embora, em certos casos, isso seja útil para prevenir atitudes prejudiciais, nem todo erro merece ser visto de forma tão punitiva. Com o tempo, podemos ressignificar os erros e utilizá-los como ferramentas de aprendizado, sem cair na armadilha da autopunição.

Ressignificando o Erro com a PNL

Erro: Punição ou Aprendizado?

Ao longo da história, o erro foi amplamente relacionado à punição, seja no ambiente familiar, educacional ou religioso. Muitos acreditam que apenas o castigo pode “redimir” as falhas, mas será que isso resolve?

A verdade é que existem duas formas de lidar com erros: autopunição ou autoaprendizado. A primeira ainda domina o comportamento de muitas pessoas, que carregam culpa em vez de buscar soluções. A segunda, no entanto, abre portas para o crescimento, ao transformar falhas em oportunidades para evoluir.

O Problema da Punição

Quando erramos, é comum pensarmos que a punição trará mudanças duradouras. No entanto, essa abordagem, muitas vezes, gera comportamentos condicionados pelo medo, não pelo aprendizado.

Um exemplo clássico é o da criança que, ao tirar uma nota baixa, perde o direito de brincar no videogame. Esse castigo pode motivá-la a estudar mais temporariamente, mas será que isso é saudável ou sustentável? E se, em algum momento, ela perder o interesse pelo videogame?

A verdadeira mudança ocorre quando entendemos o que deu errado e por que precisamos agir de forma diferente. Sem esse entendimento, qualquer “correção” é apenas superficial.

Punir a Negligência, Não o Erro

O filósofo Mario Sergio Cortella afirma: “Erro não é para ser punido. Erro é para ser corrigido. O que deve ser punido é a negligência, a desatenção, o descuido.”

Essa distinção é essencial. Muitas vezes, um erro ocorre por falta de conhecimento ou habilidade, não por falta de esforço. Nesses casos, a punição é injusta e pouco eficaz.

Por outro lado, quando o erro é fruto de negligência — como não estudar, ignorar orientações ou desconsiderar limites —, é válido trabalhar as atitudes que levaram à falha, para evitar que se repitam.

Na vida adulta, essa lógica também se aplica. Se você se machucou na academia por levantar um peso acima da sua capacidade, o problema não está no exercício em si, mas na escolha imprudente de ignorar os próprios limites.

Ressignificando o Erro com a PNL

O Erro Como Parte do Aprendizado

Errar é uma etapa natural do processo de aprendizado. Cada falha nos dá a chance de refletir, ajustar estratégias e tentar novamente. Afinal, quantas vezes aprendemos a grafia correta de uma palavra apenas depois de errá-la várias vezes?

Da mesma forma, na matemática, é comum errar uma equação antes de finalmente compreender sua lógica. Cada erro nos aproxima de um entendimento mais profundo.

Erro e Autoconhecimento

O erro também é uma poderosa ferramenta de autoconhecimento. Ele nos revela áreas onde precisamos nos desenvolver, habilidades que ainda não dominamos e comportamentos que devemos ajustar.

Portanto, em vez de carregar culpa pelos erros cometidos, veja-os como oportunidades para crescer. Analise o que poderia ter sido feito de forma diferente e use essas lições para evoluir.

Ressignificando o Erro com a PNL

O Papel da PNL no Processo

Na Programação Neurolinguística (PNL), acredita-se que “não existem erros, apenas resultados.” Cada experiência — mesmo as que não saem como o esperado — oferece feedback valioso para aprimorarmos nossas ações.

Ao adotar essa perspectiva, mudamos nosso relacionamento com as falhas. Elas deixam de ser obstáculos e se tornam degraus no caminho para o sucesso.

Ressignificando o Erro com a PNL

Conclusão

Os erros são inevitáveis, mas eles não precisam ser fontes de sofrimento. Ao ressignificá-los, transformamos falhas em aprendizado e crescemos com elas.

Lembre-se: tanto os acertos quanto os erros ampliam nossos horizontes e contribuem para o autoconhecimento. Com essa mentalidade, podemos evoluir continuamente, buscando sempre a melhor versão de nós mesmos.

Sobre PNL e Isaac Santos

O autoconhecimento, frequentemente, inclui os nossos conhecimentos, habilidades e qualidades, mas também precisa incluir os nossos pontos de melhoria. Por isso, não tenha medo de errar. Isso faz parte do processo e nos ajuda a descobrir tais pontos de melhoria, de modo que saibamos em que devemos prestar mais atenção para obter melhores resultados nas diferentes áreas da vida.

 

Isaac Santos,  é uma das maiores autoridades  da PNL no Brasil. Fundador do IAS Instituto, já impactou positivamente a vida de mais de 25.000 alunos no Brasil e ao redor do mundo através de seus treinamentos presenciais e online! Formado diretamente pelos cocriadores da PNL no mundo, os Drs. Richard Bandler e John Grinder, Isaac Santos passou por todos os estágios necessários para se tornar um TRAINER INTERNACIONAL em PNL.

 

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