037 Como lidar com o erro no ambiente de trabalho com a ajuda da PNL?

037 como lidar com o erro no ambiente de trabalho com a ajuda da pnl

Como lidar com o erro no ambiente de trabalho com a ajuda da PNL?

No ambiente de trabalho, os erros podem assumir grandes dimensões, tanto aqueles cometidos por você quanto aqueles cometidos por outras pessoas. Alguns podem resultar em prejuízos financeiros que impactam na vida de todos os outros colaboradores.

Então como lidar com essas situações?

O primeiro passo é ponderar os resultados e as motivações desse erro. Muitas vezes, o maior dano de um erro é a desmotivação entre os colaboradores, o que poderá resultar ainda em outros efeitos colaterais, como queda na produtividade e perdas para o seu quadro de funcionários.

Especificamente citando o ambiente de trabalho, é importante que as próprias empresas criem um ambiente de maior tolerância ao erro. É claro que, dependendo da gravidade da falha cometida, o funcionário precisará ser desligado. Contudo, nos pequenos erros do dia a dia, uma cultura de maior tolerância pode beneficiar a inovação, a criatividade e o desenvolvimento de novas soluções.

Se o erro é fonte de aprendizados para cada pessoa individualmente, isso não é diferente nas organizações como um todo. As empresas que erram e que analisam o próprio erro, tendem a crescer muito mais.

Confira, na sequência, alguns dos meios pelos quais as empresas podem construir culturas organizacionais que de fato gerem aprendizados com os próprios erros.

Planejamento estratégico:

Planejar as ações permite que as empresas não apenas diminuam a ocorrência de erros, mas também que saibam o que fazer caso algo dê errado (plano B).

Definição e acompanhamento de métricas:

Antes de afirmar que algo deu errado, a empresa precisa definir o que é certo, ou seja, estabelecer um estado desejado e determinar métricas de acompanhamento contínuo de resultados.

Acompanhamento dos líderes:

Os líderes precisam dar o exemplo das virtudes que desejam ver nas suas equipes. Além disso, devem acompanhar e corrigir as falhas detectadas, sempre tirando dúvidas e mantendo a comunicação aberta.

Feedbacks humanizados:

Por meio do feedback individual, o líder expõe, de maneira humanizada e respeitosa, os pontos positivos do desempenho do colaborador, bem como os pontos de melhoria, dando sugestões práticas.

Relatórios e reuniões inclusivas:

As empresas devem produzir relatórios de cada área, identificando o que vai bem e o que pode melhor. Da mesma forma, devem reunir todos os colaboradores, de maneira inclusiva, apresentando a todos os resultados obtidos, com muita transparência.

Incentivo à inovação:

Uma empresa não pode se definir como tolerante aos erros se ela não permite que os seus colaboradores apresentem as suas sugestões e corram riscos. Por isso, dar espaço para que todos possam contribuir com as suas ideias é um meio de incentivar a inovação.

Treinamento contínuo:

Por fim, se a organização e os colaboradores conseguem identificar pontos de melhoria, é importante desenvolvê-los por meio de cursos e treinamentos, a fim de gerar evolução geral.

A discussão do erro entre punir e aprender é muito complexa, envolvendo as pessoas em todos os contextos e fases da vida. O importante é “punir” a negligência e aprender com o erro, ou seja, não ter medo de errar, mas não gostar de ter errado. Isso nos leva a um aprendizado contínuo, que gera aperfeiçoamento e evolução, rumo aos nossos objetivos.

Se uma de suas decisões se tornar ruim, reveja como você passou pela decisão. Perceba quaisquer falhas óbvias. Se as coisas não saírem como você quer, pergunte-se “O que eu preciso aprender com isso”?

Nossas falhas podem significar muitas coisas, mas todos estão de acordo que lidar com os próprios erros não é a tarefa mais fácil do mundo. Então entenda e saiba como agir em relação aos seus próprios erros e  transforme problemas em oportunidades de crescimento.

Na verdade, errar sempre será uma característica humana, e como tal, não pode ser tratada como incapacidade, deve ser vista como um caminho para o acerto, um momento de reflexão. Como diz o dito popular, “errar é humano”.

Mas existe uma outra máxima que diz: “Ninguém é perfeito”.

Todas as pessoas do mundo são imperfeitas, inclusive eu e você. Isso não significa que nós não sejamos bons, competentes, necessários. Isso apenas significa que estamos sujeitos ao erro.

Afinal, a PNL nos ensina que não existem erros, existem resultados. E eles são parte muito importante para o desenvolvimento do aprendizado e para as criações. O caminho de novas descobertas, por exemplo, está cheio de erros e são eles que te aproximam e ajudam a chegar a grandes inovações e acertos.

Por isso, é essencial aprender a lidar com as frustrações que advêm do erro – seja ele próprio ou de outras pessoas – e também com os resultados das escolhas que fazemos.

Como lidar com os próprios erros?

Para lidar com os próprio erros, a consciência de que eles são tão importantes quanto os acertos – ou ainda, que eles são o caminho para os acertos — deve fazer parte da sua vida, seja no aspecto profissional ou pessoal.

É claro que temos que ter atenção plena para que os nossos erros não aconteçam por descaso ou atitudes de prepotência ou quando fazemos péssimas escolhas e o resultado não é o que esperamos.

Quando estamos em nossa zona de conforto os erros são ainda mais prováveis, pois podemos seguir no piloto automático, sem efetivamente prestar atenção ao que está sendo feito. Esse é um erro que pode ser evitado e a Programação Neurolinguística nos ajuda nesse processo.

No entanto, há outros tipos de erros que vêm da ousadia de tentar algo diferente, da busca por inovações. E esses erros devem ser abraçados e compreendidos, pois contam muito para que possamos chegar ao objetivo que buscamos.

Aprenda como lidar com esses erros em dois passos simples.

Dois passos simples para enfrentar as próprias falhas

Passo 1

O primeiro passo para lidar com os próprios erros é olhar para o erro e estudá-lo. Ele é o melhor mapa para que você continue seus experimentos e projetos de vida.

Passo 2

Depois disso, você conseguirá elaborar as melhores soluções ou até mesmo saber se deve apenas seguir em frente, tentar de novo ou “deixar para lá”.

Os erros também nos ensinam quando devemos mudar de ideia, para que não continuemos investindo em projetos que não têm a força ou a importância que imaginávamos.

Conclusão:

O papel do líder é extremamente importante ao lidar com os erros de uma equipe.  É justo saber ponderar essas perdas e ganhos no momento de planejar a melhor solução para um determinado desafio. O ativo mais importante de uma empresa é a sua força humana. Prezar por soluções que valorizem esse ativo é essencial para manter a saúde e o sucesso de qualquer empreendimento.

Sobre PNL e Isaac Santos

Não tenha medo de errar. Errar faz parte do processo e nos ajuda a descobrir os pontos que precisamos melhorar para que saibamos em que devemos prestar mais atenção para obter melhores resultados nas diferentes áreas da vida. Se deseja aprender mais sobre esse e outros assuntos que a PNL pode te ajudar a enfrentar, entre em contato conosco.

Isaac Santos, o Maior Trainer Internacional em PNL do Brasil
Fundador do IAS Instituto; +de 25.000 alunos pelo Brasil e pelo mundo tiveram suas vidas transformadas através de seus treinamentos presenciais e online!
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