Como manter a calma em discussões e não reagir a pessoas agressivas usando técnicas de PNL?
Aprenda estratégias para manter a paciência em situações difíceis
Na vida é frequente nos encontrarmos com pessoas que possuem crenças e valores muito diferentes dos nossos. Nestes encontros, infelizmente acontecem algumas discussões pela maneira ilógica ou até estúpida, sobre as diferentes maneiras de pensar.
Seja no debate de opiniões em um local mais informal ou até mesmo no ambiente de trabalho, com superiores agindo de forma autoritária, é muito importante que você seja capaz de controlar seus pensamentos e ações e assim não perder nem a calma e nem a razão, mesmo quando “provocado”. Afinal, a paciência é ainda mais importante justamente quando se está a ponto de perdê-la.
Responder inadequadamente a esses comportamentos, seja ficando irritado e expressando sua raiva ou transformando isso em mágoa, além de colocar em risco sua posição pessoal e profissional, pode também levar a problemas de saúde provocados pelo desequilíbrio emocional.
Mas como agir diante dessas situações? Veja algumas dicas para não perder a calma e nem a razão!
Reagindo a pessoas agressivas
Entrar em uma discussão muitas vezes não quer dizer que você conseguirá fazer com que o outro mude de ideia ou comece a pensar como você. Tentar convencer os outros de suas ideias e razões pode piorar o relacionamento, principalmente com relação a pessoas agressivas, pois elas ao invés de aceitarem a lógica da outra pessoa, acabam agindo de forma ainda mais irracional e a discussão acaba ficando pior, sem levar a lugar algum.
Pessoas se tornam inflexíveis quando possuem padrões de pensamento extremamente arraigados em seu modelo de mundo, em seu “mapa mental”. Portanto, questionar qualquer forma que essa pessoa tem de pensar, e que ela acredita ser a única possível, é como tentar tirar dela uma certeza, ao que ela responde de forma agressiva e autoritária, colocando-se em posição de defesa.
Para esses casos, não tenha medo de voltar atrás. Render-se não é uma derrota, é apenas a sua forma de reconhecer que não pode ter o controle de todas as situações e está optando por manter o relacionamento mais saudável, principalmente respeitando o seu próprio bem estar.
Ferramentas para evitar perder a calma
Um dos passos mais importantes é perceber que você não precisa reagir imediatamente a todos os estímulos que recebe. Pare e se dê um tempo, permita-se pensar. Se possível, diga que precisa de um pouco mais de tempo para pesquisar ou formular uma nova solução ou opinião para o caso, quando for possível.
Veja também esses embates como uma oportunidade para exercer sua paciência e aprender a ser mais tranquilo.
E não deixe de ouvir o que a outra pessoa tem a dizer, mesmo sem concordar. Ao dar a chance da pessoa se explicar sem interrupções, você também terá a chance de pensar seus argumentos e se acalmar.
Aproveite também para usar a sua imaginação. Comece a imaginar que as palavras raivosas são como a água de um rio, que passa e se renova. Elas não irão ficar com você.
Por fim, tente controlar a sua respiração, pois ela é fundamental para te ajudar a manter a calma em quaisquer situações.
Um técnica muito importante no processo de comunicação é o Rapport.
O Rapport é uma das mais importantes técnicas da PNL pois através dessa ferramenta você cria laços mais fortes de compreensão e entendimento entre as pessoas. O Rapport é a base de um relacionamento bem-sucedido, seja pessoal ou profissional.
Em uma conversa pessoal quando a outra pessoa tem confiança no que você tem a dizer, a tensão interpessoal diminui, deixando as pessoas mais a vontade e receptivas. Nesse tipo de conversa há mais liberdade para a exposição de ideias, desejos, necessidades e intenções. Por outro lado, sem estabelecer essa relação de confiança, a comunicação torna-se mais difícil e, às vezes, os objetivos de ambas as partes não são alcançados, mesmo com o diálogo.
Como criar Rapport?
Uma das formas mais utilizadas para se obter Rapport é a o espelhamento de comportamentos. Ou seja, ajustando o seu comportamento verbal e não verbal para que ele se mova em conjunto com a outra pessoa. Isso desencadeia uma mensagem de confiança no inconsciente de seu interlocutor, que sente que você é parecido com ele.
No entanto, essa técnica precisa ser aplicada com elegância, sutileza e discrição. Caso seja percebida, seu interlocutor poderá ficar irritado, criando o efeito contrário. Por isso, treine bem antes de utilizar essa técnica com outra pessoa.
Os comportamentos que podem ser espelhados são:
- Qualidades vocais: igualar a tonalidade da voz, assim como o ritmo, velocidade e volume.
- Gestos: escolha um movimento corporal feito por seu interlocutor e que tenha um frequência – podem ser movimentos das mãos, dos braços ou algo do tipo.
- Vocabulário: incorpore em seu vocabulário algumas das palavras que seu interlocutor usa, tentando igualar inclusive a tonalidade usada.
- Respiração: a respiração também pode ser igualada através do mesmo ritmo. Esse é um dos exercícios mais complexos, mas que traz uma incrível capacidade de rapport.
- Expressões faciais: coisas simples como apertar os lábios, levantar as sobrancelhas, enrugar o nariz ou mexer a cabeça afirmativamente já são métodos de estabelecer o rapport por espelhamento.
Quer saber mais de PNL e como ela pode ajudar no seu dia a dia? Veja os nossos outros conteúdos sobre o tema acessando https://como-a-pnl-cria-conexoes-interpessoais-super-poderosas/.
Conclusão:
Você também pode usar ferramentas de PNL para evitar perder a calma e conseguir que os seus pontos de vista sejam respeitados.
Sobre PNL e Isaac Santos
O Rapport é uma das técnicas que tem mudado a maneira com que os indivíduos se relacionam ao redor do mundo, criando maior empatia e compreensão. Descubra agora esse método e saiba como aplicá-la em sua vida.Você também pode acessar https://como-a-pnl-pode-te-ajudar-a-ter-uma-comunicacao-eficaz/
Isaac Santos, o Maior Trainer Internacional em PNL do Brasil.
Fundador do IAS Instituto com +de 25.000 alunos pelo Brasil e pelo mundo que tiveram suas vidas transformadas através de seus treinamentos presenciais e online!
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