Como resolver conflito no ambiente corporativo usando a PNL?
O conflito, principalmente dentro do ambiente corporativo, nada mais é do que a diferença de opiniões somada à má comunicação.
Como utilizar a PNL para auxiliar na boa comunicação e diminuir conflitos dentro do ambiente corporativo?
Muitas pessoas confundem divergência com conflito, com briga, mas na verdade, o conflito, principalmente dentro do ambiente corporativo, nada mais é do que a diferença de opiniões somada à má comunicação.
As diferentes opiniões no trabalho são comuns e quando bem gerenciadas levam ao fortalecimento das equipes e ao crescimento profissional.
A maneira sadia de lidar com diferentes opiniões é a boa comunicação, já que ela facilita o desenvolvimento de indivíduos e da organização.
Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade de Harvard, cerca de 70% dos problemas nas organizações tem relação direta ou indireta com problemas de comunicação.
Sendo assim, ensinar as pessoas e equipes a se comunicar melhor é uma excelente maneira de gerenciar os problemas.
No entanto, não basta colocar um de frente pro outro e pedir que falem, é preciso desenvolver nas pessoas a capacidade de entender umas às outras e respeitar opiniões divergentes. Nesse contexto, a Programação Neurolinguística – PNL é a ferramenta mais eficiente a ser aplicada aos treinamentos.
Mediação de conflitos com PNL
A PNL é, entre outros, um conjunto de ferramentas e técnicas de comunicação que trabalha individualmente nos colaboradores sua sensibilidade, capacidade de percepção, intuição, flexibilidade, empatia e inteligência emocional. Ela permite que possamos aprender e modificar modelos de comunicação interpessoal e intrapessoal, em pouco tempo e de maneira muito eficaz. Promove, também, o autoconhecimento, que é o alicerce do autodesenvolvimento.
Outra qualidade trabalhada pela ferramenta é a capacidade de gerenciar pessoas, uma vez que a liderança qualificada exige a capacidade de entender e respeitar os indivíduos. A qualidade do sucesso na liderança depende da qualidade das habilidades pessoais de se comunicar e do bom relacionamento entre interlocutores.
É importante expressar nossos posicionamentos e objetivos com clareza, gerando uma atmosfera de confiança, com habilidade para influenciar nosso interlocutor. Saber reconhecer sinais verbais e não-verbais, distinguir qualidades de voz e entonação, conhecer estratégias e modelos de negociação, utilizar a criatividade para a solução de problemas, são alguns dos caminhos que a PNL apresenta.
Gestão de conflitos nos ambientes profissionais
Dentro do universo das empresas, trabalhar as pessoas é a melhor forma de desenvolver equipes. Afinal de contas, as equipes são um conjunto de indivíduos que trabalham juntos para um resultado ideal. Os gestores que decidem investir em PNL podem esperar uma mudança imediata no clima organizacional, diminuição de conflitos, melhor entrosamento, maior qualidade de vida, entre tantos outros benefícios.
Trabalho em Equipe
Trabalhar em equipe é sem dúvida muito produtivo e ao mesmo tempo desafiador.
A comunicação deficiente e ineficaz costuma ser o maior e mais forte dos impedimentos. Os estilos pessoais e modelos mentais diversos criam, algumas vezes, impedimentos para os bons resultados esperados pela equipe. Quando não acontece a boa comunicação, as potencialidades de cada um são empobrecidas.
Com um olhar especial, essa diversidade pode ser o que garante à equipe uma visão mais rica e eficaz. É nessa diversidade que as equipes se enriquecem.
Um bom líder sabe observar as diferenças e utilizar as visões para fortalecer o potencial do time. Ele utiliza cada parte em benefício do todo.
Dentro de uma equipe, alguns gostam de ler, pesquisar; outros têm muitas ideias; outros preferem ir diretamente à ação; alguns planejam antes de agir enquanto outros se divertem com a experimentação. Há aqueles que dirigem trabalhos enquanto outros otimizam dados, cuidando de resumos. Alguns odeiam ficar em longas conversas enquanto os colegas preferem compartilhar sua forma de pensar.
Nas empresas, as áreas competentes podem produzir os resultados necessários para complementar um projeto ou lançar um produto. Uma boa equipe trabalha com respeito mútuo, cooperação, confiança, compartilhamento, disposição e boa vontade, além de flexibilidade.
É preciso entender que equipes bem organizadas, dividem tarefas: cada pessoa executa parte do processo. Alinhando os processos, a equipe não desperdiça energia.
Estabelecendo missão e propósito, a visão compartilhada permite que cada qual mantenha sua própria visão sem que haja prejuízo dos interesses pessoais e os esforços se complementam.
Numa organização, reuniões aonde muitas ideias são lançadas sem uma meta comum podem durar horas e, apesar de se contar com excelentes elementos, cada um conta sua “verdade” particular.
A manutenção do foco e do propósito garantem o trabalho em equipe. Por outro lado os preconceitos, os estrelismos, a falta de domínio pessoal e gerências centralizadoras são inimigos da formação e desenvolvimento das equipes. Bons exemplos disso são os times esportivos, em que posições definidas se complementam e agregam valor à equipe, ao mesmo tempo que, os talentos individuais continuam prevalentes. Há uma linha em comum e a integração acontece, permitindo destaques ao longo do processo, tendo a harmonia garantida.
Conclusão:
Existe um senso comum entre os gestores de RH que diz que as pessoas são admitidas pelas qualidades técnicas e demitidas pelas incompetências comportamentais. O técnico você aprende em muitos lugares. A prática, você conquista com o tempo. Já a habilidade comportamental, também reconhecida como atitude, a PNL é capaz desenvolver e transformar.
Sobre PNL e Isaac Santos
O sucesso de uma equipe depende de metas claras e de liderança para criar motivação. Isso é o que distingue uma equipe de simplesmente um grupo. Trabalhar em equipe é o meio mais adequado para que se possa obter resultados mais ricos. Mentes unidas em direção a uma solução geram produção de ideias que uma só pessoa em sua área, ainda que com muito conhecimento, nem sempre consegue desenvolver e executar sem ajuda.
A PNL pode te ajudar a alcançar esse sucesso e ser bem sucedido no ambiente corporativo.
Isaac Santos, o Maior Trainer Internacional em PNL do Brasil.
Fundador do IAS Instituto com +de 25.000 alunos pelo Brasil e pelo mundo que tiveram suas vidas transformadas através de seus treinamentos presenciais e online!
Instagram