027 Como a PNL pode ajudar a superar a carência afetiva?

027 Como a PNL pode ajudar a superar a carência afetiva

Como a PNL pode ajudar a superar a carência afetiva?

O primeiro passo para você superar a carência afetiva é reconhecer que ela existe e se desenvolveu na sua vida. A PNL te auxilia a identificar o problema, a partir do autoconhecimento e de uma autoanálise, através de técnicas e ferramentas que farão você se lembrar de vivências e experiências que fizeram com que a carência se manifestasse em algum momento da sua vida, ainda que você não recorde dele.

A partir daí, a metodologia aplica práticas de reflexão, onde você vai pensar a respeito do problema e entender como ele prejudica a sua vida. Em seguida, é o momento em que você vai reconhecer que precisa transformar seus hábitos, por meio da sugestão positiva.

A partir de então, você vai conseguir escolher os padrões de pensamentos e comportamentos que deseja adotar em sua vida. Isso significa que, ao invés de sentir ciúmes frequentemente e a necessidade de receber atenção dos outros, você vai se sentir completo consigo mesmo, sem precisar da aprovação de outras pessoas nem se submeter a elas: sua maior prioridade será você!

A metodologia também vai fortalecer a sua autoestima, de modo que você tenha mais confiança e segurança sobre si mesmo e sobre suas atitudes. Todas essas mudanças vão melhorar a sua vida pessoal, os seus relacionamentos interpessoais, a sua autoimagem e a sua vida profissional.

Superar a carência afetiva de forma rápida e eficaz pode ser o impulso que você precisa para chegar ao sucesso, à felicidade plena e ao equilíbrio emocional. Tenha o controle sobre suas ações, desenvolva a inteligência emocional e alcance os seus objetivos!

Você é a única pessoa que deve priorizar e, agir como precisa te levará mais longe.

Comece hoje a mudança na sua vida.

Os relacionamentos são parte importante da nossa vida. É por meio deles que aprendemos, desde a infância, a respeitar limites, conhecer diferentes realidades, nos conhecermos e como conviver em sociedade, com semelhanças e diferenças.

As relações interpessoais estão em todas as áreas da vida: na família, na vizinhança, na escola, na faculdade, no trabalho e na vida afetiva.

A palavra carência remete à falta ou privação de alguma coisa. E é muito comum que as pessoas busquem preencher esse vazio nos relacionamentos, e esse ciclo de comportamento e pensamento pode prejudicar a sua vida – seja pessoal ou até profissional.

Com certeza você já ouviu, ou até falou que “tal pessoa é muito carente”, ao se referir a alguém em um relacionamento, seja de amizade, familiar ou amoroso, certo? Esta é uma frase muito utilizada no nosso dia a dia, mas a partir de agora você vai saber o que realmente significa “carência afetiva”.

Se você acredita estar sofrendo com isso, continue a leitura para identificar o problema e descobrir como superá-lo de forma simples, rápida e eficaz. Sua vida pode e deve ser repleta de bem-estar, controle emocional e máximo potencial.

 

Algumas das causas da carência afetiva:

Nos Relacionamentos

A carência afetiva pode ter várias causas. Uma delas é a falta de atenção na infância. Ao sentir que não tem cuidados suficientes, muitas crianças crescem e se desenvolvem pensando que devem chamar a atenção de outra pessoa para ser amado. Dessa forma, ela se sobrecarrega, com o sentimento de que o compromisso da relação dar certo é dela.

Outras causas também podem ser a experiência de bullying ou até mesmo o término traumático de um relacionamento. Seja qual for o motivo, ele pode resultar em uma vida com desenvolvimento de transtornos emocionais, hábitos que não são saudáveis, mais traumas, experiências constantes de relacionamentos abusivos ou, ainda, colocar-se em último lugar em uma lista de prioridades.

Na Vida Profissional

Uma das consequências da carência afetiva na vida profissional pode ser a estagnação na carreira. Isso acontece porque a carência afeta a segurança, confiança e autoestima do indivíduo, fazendo com que ele não consiga se posicionar de forma eficiente no trabalho. Ele tem dificuldades para apresentar projetos, para se colocar e se destacar em grupos, e isso afeta o seu desempenho profissional.

Sinais de carência afetiva

Você pode estar se perguntando: como saber se sofro com carência afetiva?

É fácil identificar este problema fazendo uma análise dos seus tipos de relacionamentos. Para identificar a carência afetiva, você precisará analisar seu nível de dependência emocional, sua dificuldade em entender os limites entre si mesmo e os outros, e a vivência constante de conflitos.

Veja alguns sinais de carência afetiva:

  • necessidade de aprovação
  • dependência emocional
  • necessidade de agradar o outro
  • tendência a se submeter aos outros
  • ciúmes excessivos
  • sentimento de inferioridade
  • medo de ficar só
  • excesso de cobrança nos relacionamentos
  • dificuldade para se priorizar
  • medo da rejeição
  • baixa autoestima

 

Conclusão:

A prática de reconhecimento e celebração das próprias conquistas é um aspecto fundamental para fortalecer a autoestima e o amor próprio. Quando você se permite reconhecer suas vitórias, por menores que sejam, você envia uma mensagem poderosa para seu mundo interior de que é capaz, competente e digno de sucesso. Este reconhecimento ajuda a construir um ciclo positivo de autoconfiança e motivação, incentivando-o a continuar em busca de seus objetivos.

Sobre PNL e Isaac Santos

A PNL fornece resultados mais rápidos e eficientes, pois age de forma mais direta, permitindo intervenções assertivas e profundas, resultando em mudanças nos padrões emocionais e comportamentais. Você também pode conhecer outras ferramentas e técnicas para aplicar no seu dia a dia e obter novos resultados em sua vida. Te convidamos a conhecer nosso curso Practitioner em PNL.

Isaac Santos, o Maior Trainer Internacional em PNL do Brasil.
Fundador do IAS Instituto com +de 25.000 alunos pelo Brasil e pelo mundo que tiveram suas vidas transformadas através de seus treinamentos presenciais e online!
Instagram

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *