004 Qual a Origem da PNL?

Qual a Origem da PNL

Qual a Origem da PNL?

A Programação Neurolinguística (PNL) teve sua origem nos Estados Unidos na década de 1970, sendo desenvolvida por Richard Bandler, matemático e programador, e John Grinder, linguista. Eles estavam interessados em compreender como as pessoas bem-sucedidas em suas áreas de atuação pensavam e se comunicavam de forma eficaz.

Bandler e Grinder começaram a estudar terapeutas renomados, como Milton Erickson (hipnoterapeuta), Virginia Satir (terapeuta familiar) e Fritz Perls (fundador da Gestalt-terapia). A ideia era identificar padrões de comportamento, linguagem e pensamento que poderiam ser modelados e reproduzidos para gerar resultados similares.

A PNL se baseia em três pilares principais:

1. Programação: refere-se aos padrões mentais e comportamentais que seguimos, muitas vezes de forma automática, como se estivéssemos programados.

2. Neuro: está ligado aos processos neurológicos e como nossos sentidos captam e processam informações.

3. Linguística: diz respeito ao papel da linguagem na forma como comunicamos e estruturamos nossos pensamentos.

 

Através dos estudos realizados os Doutores Richard Bandler e John Grinder começaram a investigar a mente humana e a entender o que levava algumas pessoas a terem resultados positivos em vários âmbitos da vida.

O Dr Richard Bandler, analizando a  Doutora Virginia Satir, que foi uma notável autora e psicoterapeuta norte-americana, conhecida sobretudo pela sua abordagem de terapia familiar, percebeu que ela tinha resultados muito acima da média. Então ele foi pesquisar para entender o que ela fazia para ter esses resultados e começou a identificar que existia um padrão de comportamento, um padrão na comunicação nos seus atendimentos.

Um dos primeiros trabalhos que eles realizaram foi modelar famosos terapeutas da época, buscando identificar quais eram os padrões internos e externos que eles utilizavam que tornavam o trabalho deles tão efetivo. Além da Doutora Virginia Satir, que atuava com terapia familiar, incluíram também, no estudo, o Doutor Milton Erickson, um médico hipnólogo, e Fritz Perls, que desenvolveu a terapia de Gestalt.

Os Cocriadores da PNL

No início dos anos 70, Richard Bandler, que já tinha se formado em matemática e ciências da computação, estudava psicologia. Este convidou o Doutor John Grinder, um professor de linguística, para ajudá-lo na pesquisa. Ambos iniciaram os estudos sobre PNL na Universidade de Santa Cruz – Califórnia.

Na época, o Dr Richard Bandler no primeiro convite que fez ao Grinder, este declinou, no segundo convite também declinou, até que no terceiro convite decidiu participar da pesquisa e, observando o Bandler fazendo alguns testes, convidando pessoas que tinham passado por processos fóbicos, pessoas que tinham tido algum tipo de fobia e, fazendo um processo de modelagem que é a tomada de consciência de como as pessoas fazem o que fazem, para que você possa aprender através dessa observação e dessa implementação, o Dr John Grinder começou a perceber que as pessoas que tinham alguma fobia, deixavam de ter. 

Foi então que os Doutores Richard Bendler e John Grinder, os co-criadores da Programação Neurolinguística, metaforicamente, compararam a mente humana a um computador. Da mesma forma que um computador tem um hardware, nós temos um corpo, nós temos uma matéria. Da mesma forma que um computador tem programas: Word, Excel, PowerPoint, programa de despertador, agenda e cada programa exerce uma função pra te gerar um resultado, metaforicamente, nós seres humanos temos programações para que possamos processar os nossos resultados, sem que a gente precise ter consciência dessas programações. De forma bem resumida, eu defino a PNL como uma tecnologia.

O que é uma tecnologia? Um conjunto de técnicas e estratégias que serve para você entender como o ser humano funciona para que este funcione melhor. Tudo o que o doutor Richard Bandler, tudo o que o doutor John Grinder fizeram foi entender como nós seres humanos funcionamos. Pra quê? Para que através dessa tomada de consciência, a gente possa identificar padrões de excelência, testar esses padrões para que qualquer outra pessoa, utilizando esses padrões de excelência, possam ter resultados melhores.

Com base nessas informações, eles concluíram que os seres humanos são o resultado da conexão entre 3 elementos:

1- Os Padrões de comportamento (que podem ser modificados);

2- o Sistema neurológico (responsável pelas nossas reações conscientes e inconscientes);

3- a Linguagem (comunicação verbal e não verbal).

Com o tempo, a PNL evoluiu e passou a ser usada não apenas no campo terapêutico, mas também em áreas como desenvolvimento pessoal, vendas, liderança, educação e comunicação. Apesar de sua popularidade, a PNL é alvo de críticas no meio acadêmico, principalmente devido à falta de comprovação científica robusta para algumas de suas afirmações. Contudo, continua sendo amplamente utilizada como uma ferramenta prática para melhorar habilidades interpessoais e profissionais.

Conclusão:

Bandler e Grinder identificaram que as nossas reações aos estímulos são influenciadas por padrões externos – comportamento e linguagem – e padrões internos – crenças e modelos mentais. Ou seja, a maneira como agimos é resultado dessa interação e aquilo que acreditamos ser a realidade é, na verdade, uma das formas de ver e entender o mundo.

Sobre PNL e Isaac Santos

Através de estudos realizados, o Dr Richard Bandler e o Dr John Grinder, os cocriadores da PNL, desenvolveram essa tecnologia na década de 70 e começaram a investigar a mente humana para entender o que levava algumas pessoas a terem resultados positivos em vários âmbitos da vida, podendo assim  entender como nós, seres humanos, funcionamos para que todos possamos funcionar melhor.

Isaac Santos,  é uma das maiores autoridades  da PNL no Brasil. Fundador do IAS Instituto, já impactou positivamente a vida de mais de 25.000 alunos no Brasil e ao redor do mundo através de seus treinamentos presenciais e online! Formado diretamente pelos cocriadores da PNL no mundo, os Drs. Richard Bandler e John Grinder, Isaac Santos passou por todos os estágios necessários para se tornar um TRAINER INTERNACIONAL em PNL.

 

▼ ME ACOMPANHE NAS REDES ▼

YouTube:

Instagram:

Linkedin:

Permita-se participar do melhor  Curso de PNL do Brasil, o REPROGRAME-SE 10X!

O próximo Reprograme-se 10X do ano de 2025  já tem data marcada e você não pode perder essa chance de transformar seus resultados pessoais e profissionais. Se você leu até aqui e tem interesse em participar da próxima edição, na sua cidade, garanta aqui o seu ingresso acessando o link ou nos chame no Whatsapp e vamos te ajudar no seu processo de inscrição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *