O que são Submodalidades na PNL e sua importância?
Dentro do contexto das representações internas na PNL, incluem-se as submodalidades. Identificamos como modalidades e submodalidades as representações internas de um indivíduo. Cada programação tem uma modalidade visual, uma modalidade auditiva e uma modalidade cinestésica que a sustentam.
Em contexto amplo, as modalidades e as submodalidades da PNL referem-se ao modo como os nossos pensamentos são formados. Ou seja, através de quais sentimentos nossos pensamentos estão sendo processados, construídos e representados.
Na PNL (Programação Neurolinguística) as modalidades nada mais são do que os cinco sentidos humanos, que chamamos de VACOG, e são eles a visão, a audição, o olfato, o paladar, o tato. Enquanto as submodalidades são as características intrínsecas a cada um desses sentidos.
Mas para que você entenda melhor as submodalidades da PNL, podemos descrever:
- Na modalidade visual
Uma imagem (lembrança), como sendo preta, branca ou colorida ou a presença ou a ausência de cor ou brilho, nitidez, tamanho, distância, movimento, etc.
- Na modalidade auditiva
Um som como sendo grave ou agudo, o volume (alto ou baixo), timbre, agudos e graves, ritmo, pausas e outras;
- Na modalidade cinestésica
Sensações diferentes em cada parte do nosso corpo como: temperaturas diferentes, peso, odores, gosto doce ou amargo e o cheio agradável ou forte.
Dependendo de cada representação interna, cada uma destas características pode ser mais ou menos importante na composição de uma programação específica.
Fazemos isso verificando e alterando as submodalidades que sustentam as representações internas e também as sequências ou estratégias em que estas estão organizadas para disparar respostas inadequadas.
Essas distinções acerca dos nossos sentidos são as chamadas submodalidades e são elas que definem as qualidades das nossas representações internas que são subjetivas e apenas nossas.
Em geral, os especialistas em PNL costumam trabalhar apenas com três modalidades – visual, auditiva e cinestésica (sistema VAC). E dentro da modalidade cinestésica estão englobados os sentidos do paladar, tato e olfato.
Algumas das submodalidades mais comuns são:
- Visão: preto, branco ou colorido; perto ou longe; brilhante ou opaco; tamanho da imagem; focado ou desfocado; em movimento ou imóvel; rápido, devagar ou normal, etc.
- Audição: alto ou suave; perto ou longe; interna ou externa; ligeiro ou devagar; agudo ou grave; ritmo; clareza; pausas, etc.
- Cinestesia: forte ou fraco; leve ou pesado; macio ou áspero; constante ou intermitente; quente ou frio; tamanho; formato; pressão; vibração, etc.
É importante lembrar que, apesar dos nossos pensamentos serem constituídos por modalidades e suas submodalidades, não significa que você irá se lembrar e usar todos os seus sentidos em uma lembrança.
Quando nos lembramos de experiências estamos usando apenas algumas modalidades que são feitas com submodalidades. Logo, aquilo que está em nossa mente não é o real, mas apenas uma representação.
Sendo assim, as submodalidades podem ser treinadas e invertidas. Para uma mesma situação desagradável, por exemplo, cada um de nós pode enxergar de uma forma, ou seja, enquanto você pode enxergar aquela lembrança em preto e branco, outra pessoa pode enxergar a lembrança com o máximo de cores e detalhes.
É importante lembrar que os processos de mudança acontecem de dentro para fora e sem esforço; as intervenções são feitas nas estruturas internas que, na maioria das vezes, são inconscientes, como crenças, memórias significativas de referência e outros aspectos que sustentam padrões.
Mesmo em questões emocionalmente complexas como traumas, depressão, fobias, compulsões, vícios e relacionamentos complicados, a PNL mostra-se altamente eficaz., porque com técnicas modernas podemos alcançar resultados não só com pouquíssimas intervenções, como também sem sofrimento.
Conclusão:
A PNL entende que a mente e nossas programações estão estruturadas em um tripé, constituído por linguagem, fisiologia e representação interna, e que ao intervirmos e efetuarmos mudanças em um dos pontos do tripé, os outros pontos mudarão automaticamente, alterando assim toda a experiência.
Os cinco sentidos funcionam como canais de “inputs” da mente; as informações internalizadas através destes “inputs” passam a adquirir significados e, consequentemente, passam também a estruturar padrões de comportamentos repetitivos.
Sobre PNL e Isaac Santos
Através deste processo de captação dos cinco sentidos nós vamos construindo, desde o útero materno, uma série de representações internas da realidade, e com isso formando um modelo de mundo, único e particular; um mapa, que metaforicamente, não é o território, por assim dizer, mas tão somente uma representação subjetiva dele. Nossa compreensão da realidade, nossas possibilidades e dificuldades, estão muito mais neste modelo de mundo que criamos para nós mesmos, do que no mundo em si.
Isaac Santos, o Maior Trainer Internacional em PNL do Brasil.
Fundador do IAS Instituto com +de 25.000 alunos pelo Brasil e pelo mundo que tiveram suas vidas transformadas através de seus treinamentos presenciais e online!
Instagram