038 Como a PNL pode ajudar a desenvolver Resiliência Emocional?

038 como a pnl pode ajudar a desenvolver resiliência emocional

Como a PNL pode ajudar a desenvolver Resiliência Emocional?

A resiliência além de gerar empatia, também tem o poder de alimentar uma autoestima equilibrada. Pessoas com alta resiliência ao se depararem com um desafio não pensam que não conseguem, ao contrário disso, são conscientes de sua própria capacidade e traçam meios de se capacitar ainda mais, ao invés de buscarem a fuga ou os sentimentos de derrota que uma baixa autoestima pode causar.

A vida humana pode ser dividida em 4 esferas: física, mental, emocional, espiritual.

OS 4 DOMÍNIOS DA RESILIÊNCIA

  • RESILIÊNCIA FÍSICA

– Flexiblidade Física, Resitência e Força;

  • RESILIÊNCIA EMOCIONAL

– Flexibilidade Emocional, Perspectivas Positivas e Autorregulação;

  • RESILIÊNCIA ESPIRITUAL

– Flexibilidade Espiritual, Comprometimento com Valores Morais, Tolerância com outros Valores Morais;

  • RESILIÊNCIA MENTAL

– Flexibilidade Mental, Concentração e Foco.

Na verdade o ser humano é único, todas essas esferas se conectam e se influenciam, contudo, é possível ser muito resiliente fisicamente e pouquíssimo resiliente emocionalmente.

Então vamos entender cada uma delas.

  • Resiliência Mental

Pessoas mentalmente resilientes possuem foco, são capazes de pensar logicamente e racionalizar. Dessa maneira, são hábeis em se comunicar, sempre preferem a conversa e a resolução de conflitos, do que simplesmente discutir e brigar.

Também compreendem que tudo tem múltiplos pontos de vista, flexibilizam sua mente para compreender o mundo do outro. Aplicar o Rapport, por exemplo, é um exercício de PNL que ajuda a desenvolver resiliência mental.

Ou seja, ser resiliente não é apenas saber lidar com situações difíceis, mas também saber lidar com situações e pessoas diferentes e inesperadas, adaptando-se da melhor maneira a elas.

  • Resiliência Espiritual

Pessoas espiritualmente resilientes possuem alto compromisso com seus valores pessoais.

Não se trata apenas de questões religiosas como também de valores morais e éticos.

Além disso, são pessoas altamente tolerantes com valores e crenças dos outros, por mais diferente que sejam de suas próprias crenças e entendimentos.

  • Resiliência Emocional

Já é comprovado cientificamente que a emoção é a parte do ser humano que mais consome energia. São chamados de sugadores de energia vital os sentimentos que consomem de maneira drástica nossa vitalidade.

Sentimentos como tristeza, raiva ou ódio, mágoa, ansiedade, inferioridade, incapacidade e frustração são exemplos clássicos e objetivos de emoções que nos esvaziam.  Quando isso acontece, comportamentos desequilibrados são gerados, como:

  • agressividade;
  • sono excessivo ou preguiça;
  • pânico, roer de unhas, insônia;
  • autoestima baixa, pessimismo e fobias.

Por outro lado, pessoas emocionalmente resilientes são capazes de lidar com seus sentimentos negativos com equilíbrio e autoconfiança, bem como percebem as coisas de uma maneira mais positiva, buscando não a fuga e sim a solução; procurando perceber as oportunidade que podem surgir do inesperado e fazer uso delas para seu benefício próprio e de terceiros.

Por isso entende-se que pessoas resilientes emocionalmente são capazes de cuidar e gerir de maneira mais equilibrada sua vida como um todo e isso impacta em todas as outras esferas de sua vida.

  • Resiliência Física

Já as pessoas com alta resiliência física são pessoas que se adaptam bem a rotinas de treinos pesados, tem flexibilidade, força e resistência física.

Aqui é importante fazer um adendo: Por essas quatro esferas do ser humano serem integradas entre si, facilmente a esfera emocional pode interferir na esfera física, mental ou espiritual.

Faça esse exercício:

Imagine que você é um atleta e torce o tornozelo um mês antes de uma corrida que você está se preparando há muito tempo.  Se nesse período de um mês seu corpo for forte e capaz de reverter a situação da torção e entrar firme na corrida, suas emoções se encherão de alegria e sentimentos de conquista.

Mas, imagine que você não torceu e sim quebrou o tornozelo e além de precisar fazer uma cirurgia, você não vai poder pisar no chão pelos próximos 6 meses, quem dirá correr.

O que isso pode gerar dentro de você? Tristeza, angústia, raiva… talvez?

Esse é um exemplo clássico de como o físico pode abalar seu emocional.

Da mesma maneira, uma briga com alguém que você ama pode atrapalhar sua concentração e seu rendimento e produtividade no trabalho. Ou a perda de alguém querido ou uma doença inesperada podem abalar sua fé.

Levando em consideração então que somos esse conjunto composto de mente, emoção, espírito e corpo, e que a resiliência tem poder transformador sobre todas elas, vamos descobrir como desenvolver sua resiliência!

 

Como desenvolver a sua resiliência 

Entendendo como a resiliência (ou sua ausência) pode afetar todas as áreas da vida humana, sua importância e seus benefícios práticos são inúmeros.

Então, a única pergunta que resta responder é:

Como desenvolver a habilidade de passar pelas crises quase que de maneira inabalável?

Aqui nós vamos te dar dicas práticas que podem te auxiliar nessa jornada rumo à resiliência.

  • Pare e Preste atenção

Um dos maiores desafios do homem atual é frear a necessidade de controle. Por conta de questões até mesmo evolutivas sentimos essa necessidade de ter o mínimo de controle sobre tudo.

Dessa forma, quando nos deparamos com questões das quais não temos controle ou simplesmente não compreendemos, situações que nos fazem perguntar “por que eu!?”, buscamos dar a essas questões significados que façam algum sentido para nós.

Por exemplo quando as crises surgem queremos e tendemos a fazer de tudo para que isso mude. Nós não recebemos os acontecimentos, nós reagimos a eles. Contudo, o ideal é que seja o contrário.

Quando uma situação adversa surge é preciso parar e prestar atenção no que está acontecendo.

O propósito de fazer isso se dá pelo fato de que não existe resiliência sem esse momento.

É nesse momento de parar que você poderá respirar fundo e se conectar com sua voz interior, mudar sua conversa mental para uma que te ajude em processos de reequilíbrio. 

Pessoas resilientes têm essa habilidade de parar, calar, silenciar para receber as coisas como elas são e a partir daí, reformular suas vidas.

  • Pense racionalmente

Depois que você percebe as situações, é preciso também que você mude sua voz interior. Pessoas resilientes possuem pensamentos positivos, mas não só isso. Essas são pessoas que pensam com clareza e objetividade e equilibram isso tudo com sensibilidade humana.

Pensar racionalmente evita mágoas, rancor, raiva, inveja e sentimentos causados por medos e traumas, bem como aqueles que controlam pensamentos mentirosos, como aqueles que reprimem nossas emoções.

Sendo assim, a resiliência não se trata de ser racional e reprimir as emoções. Trata-se da capacidade de equilibrar essas duas áreas.

Como a PNL pode te ajudar a ser mais resiliente?

  • A PNL pode te ajudar a identificar padrões de pensamento negativos e substituí-los por pensamentos mais positivos e construtivos.
  • A PNL pode ajudar a entender as motivações reais das ações e reações, permitindo melhorar a forma como você responde a estímulos.
  • A PNL pode te ajudar a reprogramar a resposta emocional a eventos passados traumáticos.
  • A PNL pode te ajudar a desenvolver a autoconfiança, a flexibilidade, a autoliderança e a comunicação não violenta.
  • A PNL pode ajudar a desenvolver a resiliência, que é a capacidade de reagir positivamente a problemas ou adversidades.

A PNL é um conjunto de regras e instruções que guiam o comportamento humano.

Conclusão:

Pessoas resilientes vivem de um jeito diferente, elas são capazes de gerir tão bem a si mesmas que se tornam capacitados a também pensar e agir diferente. Essas pessoas conseguem parar, prestar atenção ao ser redor, pensar racionalmente, dominar suas emoções e sentimentos, fazer as escolhas certas e ter a calma para esperar e aprender com as situações das quais elas não têm controle. Por esses motivos, ser resiliente traz inúmeros benefícios.

Sobre PNL e Isaac Santos

Não tenha medo de errar. Errar faz parte do processo e nos ajuda a descobrir os pontos que precisamos melhorar para que saibamos em que devemos prestar mais atenção para obter melhores resultados nas diferentes áreas da vida.

Isaac Santos, o Maior Trainer Internacional em PNL do Brasil
Fundador do IAS Instituto; +de 25.000 alunos pelo Brasil e pelo mundo tiveram suas vidas transformadas através de seus treinamentos presenciais e online!
Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *