Como vencer o medo e superar seus limites com a ajuda da PNL?
Pode ser de avião, de insetos, de dirigir, de falar em público. O medo é inerente ao ser humano, e se manifesta diversas vezes ao longo da vida, de diferentes maneiras. Às vezes, nasce sem motivo aparente, e pode atrapalhar atividades do dia a dia, o que mina a autoconfiança e limita o indivíduo, deixando-o inseguro.
O ser humano não nasce com temores. Toda criança é ousada porque não conhece ou não teme as consequências de seus atos. Em algum momento da vida o indivíduo aprende a ter medo; geralmente na primeira infância.
O cérebro tem uma capacidade fantástica de aprender um trauma em segundos e se lembra dele pelo resto da vida. Mas também tem a capacidade de desaprender o medo com a mesma velocidade, e reagir de forma diferente diante de um mesmo estímulo. Não são necessários anos de terapia para que o cérebro elimine o registro negativo, contanto que possamos supri-lo com as ferramentas corretas.
A Programação Neurolinguística ajuda a descobrir qual o momento em que foi gerada a fobia. A partir do contato com a sensação que causa o medo, é hora de mudá-lo. A PNL vai munir o indivíduo com recursos para lidar com aquela situação, e que não estavam disponíveis quando ela aconteceu. Quando a criança se assustou com o filme sobre aranhas gigantes, por exemplo, ela se sentiu indefesa, desprotegida. Ao resgatar esse sentimento, é preciso atualizar as informações contidas nele. Não se pode mudar a história, mas é possível trabalhar a maneira como a sensação ficou arquivada.
Ultrapassar limites pode gerar ansiedade e medo, mas também pode ser o caminho para chegar até o seu objetivo.
“Como vencer o medo?” Essa é uma das perguntas mais comuns entre quem convive com essa condição em seu dia a dia. Ter medo é normal e até mesmo necessário para a segurança do ser humano. Afinal, é este sentimento que deixa as pessoas mais atentas em condições desconhecidas, liberando no corpo as substâncias necessárias para se manter em alerta quando necessário.
Porém, é importante também reconhecer quando o medo pode ser paralisador. Muitas pessoas deixam de perseguir seus maiores sonhos por conta do medo. E é neste momento que se deve buscar a ajuda necessária para vencer esse grande obstáculo e viver de maneira plena.
Para começar conheça alguns exercícios podem ser essenciais para a superação que você busca.
1) Visualização
Exercitar a visualização é criar cenas em sua mente das diversas etapas que você tem para enfrentar o que te causa medo. Imagine-se de forma bastante nítida em todas as etapas, chegando até mesmo na parte em que você já se sente curado do seu medo.
Isso transmitirá ao seu cérebro a possibilidade de enfrentar aquilo que, no momento, está te bloqueando.
2) Controle sua respiração
A respiração é uma das maneiras mais poderosas de controlarmos nosso estado físico e emocional. Quando ela é mais curta e ofegante, a mensagem que o corpo recebe é de um perigo eminente, fazendo com que você fique mais ansioso e desenvolva os medos – ou até mesmo pânico.
Uma respiração mais consciente e prolongada ajudará a oferecer mais tranquilidade ao seu corpo, principalmente na sua maneira de enfrentar aquilo que você teme.
3) Mudar sua postura
Mantenha a sua cabeça elevada e o seu peito aberto, pois isso transmite mais confiança. Ao adquirir uma postura mais fechada, a mensagem que você passa a si mesmo e aos outros é de desconforto com a situação, criando ainda mais ansiedade. Um dos principais motivos para a sua postura corporal interferir na maneira que você enfrenta diversas situações está relacionada à confiança que você adquire a partir de uma postura com cabeça erguida, olhos fixos para frente, peito aberto, mãos na cintura, corpo ereto; essa fisiologia lhe garante mais confiança, em contrapartida à cabeça baixa, olhos para baixo, corpo encurvado, características de alguém desmotivado.
4) Estabeleça metas
Uma das maneiras de reconhecer seus avanços em relação àquilo que teme é estabelecer metas pessoais e alcançáveis dentro do seu objetivo. Reconheça suas limitações e perceba como elas realmente são: os limites que você possui devido à experiências passadas, mas que agora está pronto para expandir.
Faça algo que te desafie com frequência, desta forma estará exercitando a sua coragem e a sua capacidade de lidar com o medo.
5)Visualizar a situação de outro ângulo
Muitas vezes a presença do medo pode ser um indício de que você não está vendo a situação como um todo. Partindo apenas de um ponto de vista limitado, você não vê todas as possibilidades, inclusive a de ser bem sucedido em alguma situação que normalmente te causa pavor. Por isso, tentar se distanciar do seu ponto de vista e buscar outras maneiras para ver o que te paralisa é uma excelente experiência e altamente eficiente nesse processo.
Além dessas técnicas apresentadas acima, terapias e cursos são altamente indicados.
Conclusão:
A PNL oferece ferramentas para que você seja capaz de lidar muito melhor com diversas situações do dia a dia, entre elas a condição do medo. Para saber mais como a programação neurolinguística age na superação de seus medos, entre em contato com a gente.
Sobre PNL e Isaac Santos
A PNL é como uma caixa de ferramentas que proporciona ajuda na superação de fobias e medos. Sem receios e limitações, é possível ganhar autonomia, o que eleva a autoestima e proporciona uma melhor qualidade de vida. O indivíduo pode aprender que há outros caminhos além do medo. Através de técnicas de PNL a pessoa pode continuar não gostando de aranhas ou de aviões, mas irá conseguir ver um inseto ou viajar se sentindo tranquila, segura e confortável.
Isaac Santos, o Maior Trainer Internacional em PNL do Brasil
Fundador do IAS Instituto com +de 25.000 alunos pelo Brasil e pelo mundo que tiveram suas vidas transformadas através de seus treinamentos presenciais e online!
Instagram