018 Como a PNL pode auxiliar no processo de Coaching e na Terapia?

018 como a PNL pode auxiliar no processo de coaching e na terapia

Como a PNL pode auxiliar no processo de Coaching e na Terapia?

Neste artigo, vamos apresentar as vantagens de uma terapia baseada na PNL e mostrar que ela não tem nada de superficial. Vamos fazer com que você compreenda que a Programação Neurolinguística não é usada apenas para persuasão e vendas mas também como terapia, por meio de um vasto acervo de ferramentas que possibilitam intervenções de diversas naturezas na mente e na estrutura de personalidade do indivíduo.

Entendendo a mente humana

A mente do ser humano é composta por mente consciente e inconsciente. A primeira é racional, lógica e temporal, ou seja, ela distingue de forma clara: presente, passado e futuro.

Já a segunda, é atemporal, ou seja, não distingue as noções de tempo. Isso quer dizer que acontecimentos do passado e do futuros estão vivos, como se estivessem acontecendo agora.

Além disso, ela é irracional, ou seja, não funciona com base na linguagem da razão. É como uma criança que não entende argumentos lógicos. Ela tem sua própria maneira de entender e dar significado às coisas.

Um bom exemplo que podemos citar são os traumas e as fobias. Eles são reações exacerbadas — e sensoriais — diante de determinados problemas.

Na compreensão da PNL, o trauma foi instalado na mente inconsciente em alguma época e continua exercendo o mesmo conjunto de reações por tempo indeterminado, quando exposta a situações que, de acordo com sua próprias compreensões, são “parecidos o suficiente” com a situação originária.

A mente inconsciente compreende que ainda deve acionar os mesmos mecanismos que um dia, em algum lugar do passado, lhe fizeram sentido, dentro dos recursos a que ela dispunha na época.

É por esta razão que é tão difícil vencer dificuldades emocionais — como fobias e traumas —, apenas com argumentos lógicos, que é a linguagem da mente consciente e não da inconsciente.

Falar para uma pessoa que tem medo de barata ou de elevador, por exemplo, que não há motivo lógico para uma reação exacerbada provavelmente terá poucas chances de eficácia na superação do trauma.

Como a PNL pode auxiliar no processo do Coaching?

O Coaching é um processo que promove a autonomia do indivíduo face aos desafios que surgem ao longo da sua vida. Não se foca na resolução de problemas do passado, mas na otimização dos recursos do presente e na projeção de um futuro positivo e sustentado. Para este efeito, requer um cliente saudável e equilibrado, preparado para se envolver em todas as etapas do processo: focalização, consciencialização, responsabilização e ação. O processo exige comprometimento, pois pede uma participação bastante ativa do cliente que, muitas vezes, sai das sessões com tarefas, devendo se comprometer com elas.

De modo a estimular o crescimento dos seus clientes, o Coach pode complementar a sua formação com outras disciplinas, merecendo a Programação Neurolinguística (PNL) um destaque muito especial.

Centrado no estudo da excelência humana, o modelo da PNL possui três vantagens para a prática do Coaching Profissional

Em primeiro lugar:

A PNL pode auxiliar as pessoas a alcançarem um compromisso saudável com o seu passado. As sucessões de mudanças da vida, por vezes, criam bloqueios no passado que dificultam um posicionamento saudável perante o presente e o futuro.

A PNL possui um conjunto de técnicas que atuam na raiz do problema e geram uma nova representação emocional das experiências subjetivas. Com os seus recursos desbloqueados, o cliente adquire o equilíbrio necessário para o envolvimento pleno num processo de Coaching.

Em segundo lugar:

A PNL pode ser utilizada como ferramenta de desenvolvimento pessoal do próprio Coach, de modo que este seja um instrumento ainda mais alinhado ao serviço do outro. O uso de estratégias específicas facilita que o Coach atinja o estado emocional adequado antes e durante as sessões.

Em terceiro lugar:

A PNL possui um conjunto de metodologias que o Coach pode utilizar ao longo das sessões para potencializar o seu sucesso. Por um lado, permite aprofundar o processo de rapport e a relação de confiança com o cliente. Por outro, desenvolve a acuidade sensorial e a observação sutil de informação verbal e não-verbal emitida pelo próprio cliente. Facilitando assim a co-descoberta com o cliente dos elementos centrais que estão na raiz do seu objetivo.

Em suma, a PNL é um complemento importante para a prática do Coaching pois restitui o equilíbrio emocional dos clientes, estimula o desenvolvimento pessoal do próprio Coach e disponibiliza um conjunto de ferramentas que este pode utilizar durante as suas sessões.

Vantagens da terapia baseada na PNL

A PNL atua nos vários aspectos da psique humana, conhecidos como níveis neurológicos: comportamento, capacidades e emoções, crenças e identidade.

Não importa qual limitação a pessoa possua, em qual nível essa limitação está,,, e nem quão antiga ela é.

A PNL possui técnicas ricas para trabalhar em qualquer um desses níveis de maneira objetiva, certeira e profunda, desde que conduzida por um profissional capacitado e atento.

A solução para traumas, fobias, timidez, insegurança e outros tipos de limitações — emocionais e comportamentais — é a reprogramação mental.

A PNL possui ferramentas eficazes que vão fazer uma intervenção diretamente a nível inconsciente. Ferramentas essas capazes de remover bloqueios e promover mudanças comportamentais e emocionais de forma assertiva e rápida.

A maior parte dessas intervenções é feita por meio de técnicas hipnóticas. Porém, a hipnose utilizada nesse processo não é aquela em que o indivíduo perde a consciência. Trata-se da Hipnose Ericksoniana — também conhecida como hipnose consciente.

Neste caso, o indivíduo acessa o inconsciente de forma consciente e, em nenhum momento perde a consciência.

Conclusão:

A Programação Neurolinguística (PNL) é uma técnica que estuda os padrões mentais que influenciam o comportamento humano, as respostas neurológicas a estímulos externos e a forma como construímos significados e nos expressamos, por isso pode ser usada em terapia para ajudar as pessoas a entender o processo da mente, provocar mudanças e alcançar resultados positivos.

Sobre PNL e Isaac Santos

Para a prática do Coaching a PNL é um complemento importante pois restitui o equilíbrio emocional dos clientes, estimula o desenvolvimento pessoal do próprio Coach e disponibiliza um conjunto de ferramentas que este pode utilizar durante as suas sessões. Já os resultados da Terapia baseada na Programação Neurolinguística são objetivos, palpáveis, profundos e rápidos. Isso quer dizer que em poucas sessões, é possível identificar mudanças comportamentais, significativas e transformadoras.

Isaac Santos, o Maior Trainer Internacional em PNL do Brasil.
Fundador do IAS Instituto com +de 25.000 alunos pelo Brasil e pelo mundo que tiveram suas vidas transformadas através de seus treinamentos presenciais e online!
Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *